Responsive-IMG

Arduíno Day 2022 - IFSP VTP - 26/03/22 (Sábado) das 8h às 12h

Visitantes únicos cadastrados: 286

Visitantes únicos presentes: 103

De 21 a 26 de Março acontece a Arduino Week (Semana do Arduino), promovida pela empresa criadora da plataforma Arduino. Nesta semana, convidam-se membros da comunidade mundial de usuários de Arduino para realizar eventos de celebração desta invenção inovadora.

Encerrando a Arduino Week (sábado, dia 26 de Março), planeja-se o Community Day (Dia da Comunidade de usuários de Arduino) em que se estimula uma explosão de eventos locais envolvendo mostras de trabalhos, palestras, minicursos, entre outras atividades que promovam a troca de experiências sobre esta plataforma de prototipagem eletrônica dotada de microcontrolador que tem revolucionado o estudo de tecnologias e a iniciação à atuação no desenvolvimento de soluções tecnológicas associadas a automação, incluindo robótica, domótica, Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) e até mesmo o desenvolvimento de produtos de tecnologia.

Assim, como tradicionalmente ocorre desde 2015, o IFSP câmpus Votuporanga organiza o Arduino Day IFSP VTP colocando a cidade no mapa mundial de eventos oficialmente associados ao Community Day. Trata-se de um momento aberto a toda a comunidade e com participação gratuita para toda pessoa ou entidade que queira divulgar e compartilhar informações sobre ideias e projetos baseados na  plataforma Arduino, bem como conhecer e se desenvolver em relação ao uso e aplicação desta revolucionária invenção.

Toda a comunidade, principalmente grupos de usuários Arduino, hackerspaces, representantes de laboratórios de pesquisas, professores, profissionais, alunos e hobbystas representam possíveis interessados neste evento. Quem desenvolveu ou está desenvolvendo algo, com base na plataforma Arduino, é convidado a mostrar o seu trabalho GRATUITAMENTE e compartilhar experiências e conhecimento! Serão apresentados exemplos de projetos realizados com Arduino por meio de palestras e mostras de ideias e inovações.

As palestras e minicursos são ofertados para demonstrar, na prática, a Arduino pode ser utilizada para implementar projetos integrando tecnologias. Alem disso, profissionais comentarão sobre os principais conceitos e recursos da plataforma. Na lista de possíveis aplicações da Arduino se encontra a construção de robôs, drones, soluções para automações diversas, dispositivos em Internet das Coisas, Impressoras 3D e muito mais.

 

Clique no mapa par ter acesso a detalhes de eventos Arduino Day ocorrendo ao redor do mundo.

 


Atividades:

MC1 - Introdução ao desenvolvimento de tecnologias vestíveis (Weareables) com Arduino

As Weareables vêm fazendo, cada vez mais, parte da nossa vida. Elas representam aparatos que vestimos ao corpo e que possuem a capacidade de coletar dados sobre ele e os atos que realizamos. Um exemplo são pulseiras que monitoram batimentos cardíacos, verificam se um individuo está se movimentando e quanto ele se movimentou no dia, calculam perda de calorias. Em alguns caso, elas simplesmente incrementam o visual de uma pessoa de forma "futurista e tecnológica". A profa. Luciene, juntamente com bolsistas de projetos, ministrará este minicurso que representa o primeiro passo para quem deseja conhecer e iniciar o desenvolvimento desse tipo de tecnologia empregando a plataforma Arduino como unidade de processamento.

Palestrante: Profa. Dra. Luciene C. Rodrigues

Tipo: Mini Curso

Local: Laboratório de Informática (D009)

Endereço: IFSP câmpus Votuporanga

Horário: 26/03/2021 - 09:30

Duração: 1:30

Qtde Inscritos/Total Vagas: 37/40

MT1 - Mostra de Trabalhos envolvendo Arduino

Mostra de trabalhos envolvendo a plataforma Arduino. Qualquer trabalho em qualquer estágio (início, em andamento ou concluído).

Venha apresentar o que você já fez ou está fazendo com a Arduino para qualquer finalidade. Não precisa ser nada avançado! Se for, bem, mas mesmo no básico você poderá servir de inspiração ou ser útil a outros, além de poder contar com possíveis ideias, sugestões e até consultoria de pessoas com experiência.

Palestrante: Público

Tipo: Workshop

Local: Pátio do IFSP

Endereço: IFSP Voturporanga

Horário: 26/03/2022 - 08:00

Duração: 4:00

Qtde Inscritos/Total Vagas: 45/1000

PA1 - Pode a plataforma Arduino auxiliar a concretizar sonhos? Como realizei um dos meus, construindo uma impressora 3D!

O Prof. Ricardo é um entusiasta de tecnologias, principalmente no campo de Impressão 3D, Drones, Corte a Laser, Automação Residencial e Robótica. Tendo conduzido iniciativas associadas à construção de equipamentos, inclusive de Impressoras 3D e Drones, nesta palestra ele apresenta como a plataforma Arduino pode realizar seus sonhos, principalmente se você possui interesse na cultura Maker.

Um batepapo sobre como a tecnologia do Arduino pode fornecer recursos para desenvolver inúmeros projetos, em especial, uma impressora 3D. Vamos contar um pouco da saga da contrução de algumas delas e tirar as dúvidas de quem deseja se aventurar nesse novo caminho.

Palestrante: Prof. Me. Ricardo César de Carvalho

Tipo: Palestra

Local: Anfiteatro

Endereço: IFSP Votuporanga

Horário: 26/03/2022 - 09:00

Duração: 1:00

Qtde Inscritos/Total Vagas: 143/250

WS1 - Produção de PCB (Placas de Circuito Impresso)

No desenvolvimento de protótipos que envolvam componentes eletrônicos a as Placas de Circuito Impresso (PCB - Printed Circuit Board) conferem robustez (evitam mal-contato na ligação componentes) e acabamento.

Existem diferentes ferramentas e técnicas empregadas no desenho e contrução de PCB. Neste workshop, membros da equipe do LCAA (Laboratório de Computação Aplicada à Automação) conduzirão ações que possibilitem um primeiro contato com uma dessas técnicas e o conjunto de ferramentas envolvidas, partindo do desenho de circuito eletrônico, passando pelo de desenho de conexões e vias de transmissão de sinais em placa eletrônica, até a sua produção na forma de peça pronta para receber componentes eletrônicos de um dispositivo de automação que pode, inclusive, possuir como componentes eletrônicos, plataformas como a Arduino integrada a sensores, reguladores de corrente e tensão, fontes de alimentação e atuadores.

Palestrante: Equipe LCAA

Tipo: Workshop

Local: Auditório (D001)

Endereço: IFSP câmpus Votuporanga

Horário: 26/03/2022 - 09:00

Duração: 2:00

Qtde Inscritos/Total Vagas: 39/40

MC2 - Introdução ao uso da plataforma Arduino

Venha conhecer como funciona e como pode ser utilizada esta plataforma que vem promovendo uma revolução em diversas áreas, viabilizando o contato e o desenvolvimento, até mesmo de pessoas com pouca experiência e conhecimento técnico em eletrônica, de soluções em automação.

Neste minicurso, membros da equipe Code Club ensinarão os primeiros passos no uso da Arduino, possibilitando conhecer os principais recursos que ela possui, como ela funciona e implementar uma primeira automação.

Palestrante: Equipe Code Club

Tipo: Mini Curso

Local: Laboratório de Informática (D008)

Endereço: IFSP câmpus Votuporanga

Horário: 26/03/2022 - 09:30

Duração: 1:30

Qtde Inscritos/Total Vagas: 37/40

MC3 - Projetos Digitais com TinkerCAD

TinkerCAD é uma ferramenta online e acessível por navegador da Web que possibilita o desenvolvimento de projetos digitais.Com ela você pode desenhar peças para serem impressas em Impressoras 3D e também pode projetar e programar circuitos eletrônicos envolvendo a plataforma Arduino e diversos tipos de sensores e atuadores (servos, motores, LEDs e outros). Neste segundo caso, tem-se uma espécie de simulador de hardware que possibilita ligar componentes, programar a Arduino e visualizar a automação, como ela deverá ocorrer com hardware real. Você pode implementar toda uma automação com arduino na TinkerCAD e se tudo funcionar bem em seu ambiente virtual, basta repetir as ligações no mundo real, copiar e carregar o programa que você desenvolveu em uma Arduino real.

Neste minicurso, membros da Equipe Code Club do IFSP Votuporanga vão te apresentar a TinkerCAD e guiar os seus passos na exploração dessa ferramenta fácil de usar e instrutiva.

Palestrante: Equipe Code Club

Tipo: Mini Curso

Local: Laboratório de Informática (D010)

Endereço: IFSP câmpus Votuporanga

Horário: 26/03/2022 - 09:30

Duração: 1:30

Qtde Inscritos/Total Vagas: 22/40

PA2 - Introdução a BIM (Modelagem de Informações da Construção) com aplicação da plataforma Arduino

A BIM (Building Information Modeling) representa uma metodologia de trabalho que integra diversas áreas da construção civil, desde a fase de projeto até a ocupação e continuidade da utilização de edificações. Por se tratar de uma modelagem paramétrica, ela possibilita a integração de diversas informações sobre a edificação, muitas delas oriundas de sensores instalados em siua estrutura. Nesta palestra o prof. Raphael apresenta uma introdução à BIM, incluindo as tecnologias envolvidas e como a plataforma Arduino pode ser empregada neste contexto.

Palestrante: Prof. Me. Rafael Spozito

Tipo: Palestra

Local: Anfiteatro

Endereço: IFSP câmpus Votuporanga

Horário: 26/03/2022 - 10:00

Duração: 1:00

Qtde Inscritos/Total Vagas: 83/250